"Cerca de um terço das crianças portuguesas entre os três e os dez anos sofre de doenças nos pés, revela um estudo do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN) a que a agência Lusa teve hoje acesso.

As doenças mais frequentes detectadas neste estudo, que envolveu 1650 crianças, são o Pé Plano (quando a curvatura do pé não é a correcta ou não existe), Pé Valgo (quando o calcanhar se inclina para a parte interior do pé) , Hiperhidrose (transpiração em excesso) e Onicocriptoses (doenças das unhas) e Verrugas Plantares.

O mesmo estudo revela também que 47 por cento das crianças usa um calçado pouco adequado às necessidades de controlo de estabilidade do pé e do caminhar, assim como não respeita as necessidades de respiração do pé.

Segundo Manuel Azevedo Portela, "os portugueses desconhecem que existe uma percentagem considerável de patologias que se manifestam em idade adulta que poderiam ser evitadas se as crianças fossem rastreadas".

A atenção ao tipo do caminhar, a escolha do calçado, a atenção ao desgaste e deterioração do calçado, o posicionamento dos joelhos, os hábitos de sentar e deitar, trocar de calçado diariamente, não andar descalço em locais públicos e examinar regularmente os pés, são alguns cuidados especiais a ter com as crianças."

Entrevista a Manuel Portela | Podologista da Clínica Pediátrica de Braga, in Público

Tags:Podologia


Relacionado